Eletrosul promove leilão de venda de energia da usina Megawatt Solar

Preço mínimo estipulado é de R$280/MWh; leilão ocorre no dia 30 de outubro

A Eletrosul promove no dia 30 de outubro, às 10h, leilão para venda da energia proveniente da usina Megawatt Solar, (1 MWp). Por se enquadrar na modalidade de energia incentivada, os compradores terão desconto de 80% na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) ou de Transmissão (TUST). O edital do leilão e o termo de adesão estão disponíveis no site da Eletrosul.

Serão comercializados 800 MWh/ano, divididos em 16 lotes de 50 MWh/ano, com início de suprimento em janeiro de 2015 e duração de 10 anos. Considerando as peculiaridades do projeto, foi estipulado preço mínimo de R$280/MWh. Os compradores poderão aplicar a marca Megawatt Solar em materiais institucionais durante o período de vigência do contrato. Também poderão pleitear o Selo Solar – certificação do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal) e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Poderão se cadastrar concessionárias de serviço público de geração, como comercializadoras de energia ou, ainda, consumidores livres e especiais, até às 18h do dia 27 de outubro. Os inscritos poderão participar de uma simulação do leilão, que será no formato eletrônico, no dia 29, às 10 h.

Megawatt Solar
A planta integrada à sede administrativa da Eletrosul, em Florianópolis (SC) obteve autorização da para operar comercialmente em 25 de setembro. A usina é composta por mais de 4 mil painéis fotovoltaicos, instalados na cobertura do prédio e estacionamentos da sede da empresa, totalizando uma área de 8,3 mil metros quadrados.

Há aproximadamente 10 anos, a empresa vem investindo em pesquisas para o desenvolvimento tecnológico da geração solar fotovoltaica e iniciou, este ano, estudos do potencial de radiação no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Fonte: http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=18034&id_tipo=3&id_secao=8